Peso saudável

Quando se trata de perda de peso, não faltam dietas da moda que prometem resultados rápidos. Mas essas dietas limitam sua ingestão nutricional, podem ser insalubres e tendem a falhar a longo prazo.

A chave para alcançar e manter um peso saudável não é sobre mudanças dietéticas de curto prazo. Trata-se de um estilo de vida que inclui alimentação saudável, atividade física regular e equilíbrio do número de calorias que você consome com o número de calorias que seu corpo usa.

Permanecer no controle do seu peso contribui para a boa saúde agora e com a idade.

Avaliando seu peso

Uma grande quantidade de gordura corporal pode levar a doenças relacionadas com o peso e outros problemas de saúde. No entanto,  estar abaixo do peso também pode colocar um em risco para problemas de saúde. O IMC e a circunferência da cintura são duas medidas que podem ser usadas como ferramentas de triagem para estimar o status de peso em relação ao potencial risco de doença.

No entanto, o IMC e a circunferência da cintura não são ferramentas diagnósticas para riscos de doenças. Um profissional de saúde treinado deve realizar outras avaliações de saúde para avaliar o risco de doença e diagnosticar o estado da doença.

Como medir e interpretar o status do peso

Índice de Massa Corporal Adulto ou IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros. Um IMC elevado pode ser um indicador de alta gordura corporal. Mas ter um IMC baixo pode ser um indicador de ter uma gordura corporal muito baixa.

O IMC pode ser usado como uma ferramenta de triagem, mas não é um diagnóstico da gordura corporal ou da saúde de um indivíduo. Para calcular o seu IMC, consulte a Calculadora do IMC. 

 

  • Se o seu IMC for menor que 18,5, ele estará dentro do intervalo de baixo peso.
  • Se o seu IMC for de 18,5 a 24,9, ele estará dentro da faixa de peso normal ou saudável.
  • Se o seu IMC for de 25,0 a 29,9, ele estará dentro da faixa de excesso de peso.
  • Se o seu IMC é 30,0 ou superior, cai dentro do intervalo de obesidade.

O peso que é maior do que o peso considerado saudável para uma determinada altura é descrito como excesso de peso ou obesidade. O peso inferior ao considerado saudável para uma determinada altura é descrito como abaixo do peso.

Em um nível individual, o IMC pode ser usado como uma ferramenta de triagem, mas não é um diagnóstico da gordura corporal ou da saúde de um indivíduo. Um profissional de saúde treinado deve realizar avaliações de saúde adequadas para avaliar o estado de saúde e os riscos de um indivíduo.