Óleos vegetais: ajudam a sua pele a regenerar

A indústria cosmética incorpora óleos extraídos de diferentes espécies de plantas nas fórmulas de inúmeros cremes regenerantes, cicatrizantes e anti-rugas e em outros produtos para cuidados com o corpo.

Juntamente com os azeites, jojoba, prímula, karité, abacate, gérmen de trigo ou macadâmia, as variedades mais apreciadas são as três que discutiremos em detalhes abaixo.

 

Óleo de argan

No Marrocos, de onde é originário, é conhecido como “o ouro líquido do deserto”.

É rica em ácidos graxos insaturados, oleico, linoléico, alfa-linolênico e saturado, palmítico e esteárico. Além disso, contém mais de 80% de vitamina E, carotenóides e fitoesteróis, o que lhe confere um alto poder antioxidante.

Ajuda a restaurar a barreira da pele e nutre a pele seca. Tem ação anti-envelhecimento, ajudando a neutralizar os radicais livres. Protege contra os efeitos do clima e do sol e restaura a elasticidade e flexibilidade da pele. Aplicado ao cabelo seco, ajuda a recuperar o brilho e proporciona uma aparência sedosa. Também é usado para melhorar as unhas secas e quebradiças, misturando-as com suco de limão. Melhora a pele com tendência acneica, regulando a secreção sebácea.

Óleo de amêndoa doce

Contém vitaminas A, B e E, além de proteínas e minerais essenciais. É usado para nutrir a pele seca e desidratada, de preferência após tomar banho ou tomar banho. É o óleo natural mais utilizado para massagens corporais, sozinho ou misturado com outros óleos.

Previne a formação de estrias, por isso é recomendado na gravidez, e também melhora as rachaduras nos mamilos durante a amamentação. Pode ser aplicado para remover a crosta do leite da cabeça do bebê. Ele também pode ser usado para fazer o cabelo brilhar, impregnando-o com algumas gotas e enrolando-o em uma toalha por uma hora antes de lavá-lo. Melhore as unhas secas e quebradiças aplicando uma leve massagem.

Óleo de rosa mosqueta

Contém grandes quantidades de ácidos graxos poliinsaturados, linoléico, linolênico e oleico, além de vitamina C e beta-caroteno, entre outros componentes.

Possui grande poder regenerativo da pele em cicatrizes, estrias, queimaduras e manchas. Além disso, previne a formação de rugas, atrasa o envelhecimento produzido pela idade e combate os sinais de danos causados ​​pelo sol. Tem um efeito hidratante e emoliente, que melhora a elasticidade da pele. Alivia áreas muito secas e rachadas no rosto, mãos, cotovelos, calcanhares e joelhos.

Pode ser usado diretamente na pele ou adicionar algumas gotas ao hidratante que é usado diariamente.