Abacaxi e mamão para melhorar a digestão

Abacaxi e mamão são variedades tropicais deliciosas que encontramos ao longo do ano em qualquer mercado ou supermercado. Apesar de estarmos mais do que acostumados a tomá-los sozinhos como sobremesa, no suco ou como parte de saladas de frutas, bolos e tortas, as maravilhosas propriedades de saúde dessas frutas refrescantes ainda não são amplamente conhecidas. Descubra agora:

Melhoram a digestão

Abacaxi contém bromelaína e papaia, papaína. Essas substâncias ajudam o corpo a digerir proteínas mais rápidas e melhores, o que resulta em uma digestão mais leve, especialmente se forem tomadas como sobremesa após refeições pesadas, como às vezes fazemos no Natal.

Ajudam a controlar o peso

São duas das frutas que contribuem com menos calorias, já que boa parte de sua composição é água. Assim, estimulando o rim, ambos têm efeito diurético e são excelentes para aliviar a retenção de líquidos. Sua fibra tem ação saciante, o que ajuda a controlar o apetite.

Purificam o organismo

A bromelaína e a papaína também ajudam a eliminar as toxinas presentes nos alimentos, evitando que se acumulem no corpo.

Facilitam o trânsito intestinal

No caso do abacaxi, seu efeito laxante suave é devido ao seu alto teor de fibras. No mamão, as sementes maduras, que têm sabor de pimenta e podem ser adicionadas aos alimentos, funcionam dessa maneira. Lutando contra a prisão de ventre, ao mesmo tempo essas frutas ajudam a limpar o sistema digestivo de microrganismos nocivos.

Nutritivo em abundância

  1. Tanto o abacaxi quanto o mamão são ricos, especialmente em vitamina C, então, tomá-los durante todo o inverno é um escudo contra resfriados e outras doenças infecciosas;
  2. Ambas as frutas também contêm boas quantidades de outras vitaminas essenciais (A, B, D);
  3. Os minerais mais abundantes nestas variedades são cálcio, potássio, fósforo e magnésio;
  4. Na aplicação externa, essas frutas também “alimentam” a pele, pois contêm alfa hidroxiácidos, substâncias com ação regeneradora e esfoliante. Aplique-os em máscaras de frutas esmagadas misturadas com um iogurte natural.